Duas equipas de 11 (ou no mínimo 7) jogadores que visa mover a bola ao longo do percurso do campo com o objectivo de inseri-la na baliza da equipa adversária e nesse sentido fazer o chamado golo (ponto sobre a equipa contrária), ganhando o jogo a equipa que pontuar mais.
O jogo é regrado por uma série de normas e que vão especificar e regulamentar cada táctica ou jogada efectuada ao longo da partida. Nesse sentido e como elemento base cada equipa deve ter como referido já 11 jogadores base (existindo outros, os substitutos), quatro árbitros (o principal, dois de linha e quarto árbitro, podendo existir mais dois de linha de fundo).
Dividido em dois tempos, cada um de 45minutos e 15minutos de intervalo, e os jogadores deverão ter equipamento próprio para o jogo. A bola, esta esférica deve de ser em couro e com um diâmetro entre 68 e 70cm.
Os jogadores podem tocar e mover a bola com qualquer parte de seu corpo, excepto os membros superiores, a não ser o guarda-redes, este que pode tocar e agarrar a bola com as mãos também desde que seja dentro da área permitida.
No fim do jogo, em casos de eliminatórias, se a equipa estiver empatada, encontra-se alguma forma para que uma da equipas seja considerada vencedora do jogo, e para alcançar isto existem várias formas. Se a partida fica empatada, pode-se jogar uma prorrogação, que é constituída de dois tempos, geralmente de 15 minutos cada um, dando-se continuidade à partida inicial. Ainda assim, se a igualdade persistir, ocorrerá uma disputa por penaltis, onde cada equipa executa o penalti de forma alternada até totalizar cinco cada uma. Se no fim das dez cobranças a igualdade permanecer, continuar-se-á a cobrar um penalti por equipa até que se defina um vencedor. É importante referir que em jogos normais e sem eliminatórias, não se exerce este prolongamento e o empate persiste.
Quanto ás faltas, uma vez que não é permitida violência, sempre que um jogador mostre um acto de violência é punido com falta que é marcada a favor da equipa agredida que a vai marcar consoante o local onde tenha sofrido a falta. Consoante a gravidade da falta o jogador poderá ainda receber um cartão amarelo (advertência) ou vermelho (expulsão), se cometer algumas infracções das especificadas no regulamento. Se um jogador recebe um cartão vermelho, será expulso de campo e não poderá ser substituído por outro, ficando a equipa com menos um jogador que a adversária. Mas, se um jogador recebe dois cartões amarelos na mesma partida, receberá da mesma forma um cartão vermelho e será consequentemente expulso.
ü Guarda-redes: é quem protege a baliza
ü Central: tenta desarmar o adversário, impedindo a bola de prosseguir para o seu lado do campo
ü Laterais: ocupam as laterais do campo, e ajudam o guarda-redes a proteger a baliza e normalmente são os responsáveis por repôr a bola em jogo quando esta sai pelas linhas laterais do campo
ü Médios: têm a função de fazer a ligação entre a defesa e o ataque da equipa, actuando tanto na marcação como nas jogadas ofensivas
ü O avançado ou atacante tem a função fundamental de fazer o golo, logo estão normalmente no campo adversário
O futebol é praticado por equipas do mesmo sexo, tanto masculinas como femininas.